fbpx
crisopideo-2-1-1-1.png

Agente macrobiológico

A Chrysoperla externa (Neuroptera: Chrysopidae)

É um agente macro biológico, conhecido popularmente como bicho lixeiro e/ou crisopídeo, que tem sido um grande aliado no controle de pragas em várias culturas.

Confira abaixo as pragas combatidas pelo Crisopídeo

  • Tripes
  • Bicho Mineiro
  • Ácaros
  • Pulgões
  • Mosca Branca
  • Lagartas e Lag. Minadoras
  • Cochonilhas
  • Psilídeos

Valentto

Sobre a Chrysoperla Externa

v2-2-e1630529194566.png
chrysopa-carnea-larva-03-1200x900-1.jpg

Possui alta capacidade de busca da presa

O período mais vulnerável na vida de um predador é aquele da eclosão à primeira alimentação

WhatsApp Image 2022-06-28 at 17.18.19

Possui alta capacidade de locomoção

O adulto é capaz de se deslocar por longas distâncias, se utilizam da visão e são atraídos pelas cores de algumas flores e se alimentam de pólen para a ovogênese.

WhatsApp Image 2022-06-28 at 17.18.19 (1)

Uso compatível com produtos químicos e biológicos

A utilização de produtos fisiológicos se mostra bastante seletivo aos crisopídeos, pois, quando as pragas e os inimigos naturais são expostos diretamente a determinado inseticida a sua atuação é maior sobre a praga do que no inimigo natural.

Manejo

Sobre o seu uso

O manejo é feito através do controle biológico aplicado de forma inundativa, onde os ovos em pré eclosão do predador são liberados periodicamente em volume massivo, com o objetivo de estabelecer sua população na área e o controle imediato da praga. 

Após a eclosão dos ovos, em sua fase larval, os crisopídeos atacam suas presas sugando seus fluidos corporais.

Manejo do Crísopídeo

Principais Culturas

Confira

Os diversos benefícios
do uso do Crisopídeo

ic5-e1630630439412

Ambiental e Social

No manejo com crisopídeos não há riscos de contaminação do meio ambiente, não há toxidez a saúde humana, há redução da exposição de trabalhadores e produtores a produtos tóxicos e ausência dos resíduos nos alimentos produzidos.

Nao-Ha-carencia-de-colheita-e1630629664261 (1)

Não há carência de Colheita

O fato de o manejo não deixar resíduos possibilita que ele seja utilizado próximo ou durante a colheita, não havendo carência e período para reentrada de pessoas nas áreas produtivas.

compatibilidade-e1630628831618 (1)

Compatibilidade

A utilização da Chrysoperla externa pode ser associada a outros métodos de controle (químico e microbiológico), desde de que se respeite o intervalo após liberação e utilize produtos compatíveis e seletivos.

ic5-e1630630439412

Sistema orgânico e convencional

O controle biológico aplicado utilizando Crisopídeos mostrou se eficiente e possui aprovação comprovada tanto em sistema de cultivos orgânicos quanto convencionais.

ic6-e1630630740606.png

Custo Benefício

A eficiência da Chrysoperla externa dentro do manejo integrado resultará no equilíbrio ecológico mantendo as pragas em níveis equilibrados, dessa forma, há uma redução significativa na utilização de inseticidas químicos.

ic7-e1630631006876

Fácil aplicação

A liberação do agente é feita de modo fácil, rápido e seguro, não expondo ao risco trabalhadores e produtores.

icone-1-e1630622764493.png

Manejo de resistência

Por ser natural, no controle biológico com Crisopídeos não há seleção de indivíduos resistentes, fato bastante comum no controle químico de pragas.

ic2-e1630630396271.png

Equilíbrio Ecológico

O manejo biológico propicia a ocorrência de outros inimigos naturais e de agentes polinizadores na área de produção.

ic4-e1630631753974.png

Eficiente contra várias pragas

A Chrysoperla externa apresenta uma dieta polifagica, se alimentando de ovos, larvas e adultos de diversos artrópodes.

Principais

Cases de sucesso

Nossa Fazenda está localizada em Luís Eduardo Magalhães- BA, com altitude de 850 m, somado ao calor da região tínhamos uma alta pressão de bicho mineiro o que eleva significativamente os custos de manejo. Eu acredito muito no controle biológico e no manejo mais sustentável da lavoura, por isso iniciamos em 2020 as primeiras solturas de crisopídeo e tivemos uma redução de aproximadamente 70% do uso de inseticidas químicos, e ainda uma boa economia em combustível e manutenção dos tratores visto que a aplicação é realizada por meio de drones".

 

Celso Alencar

Fazenda Canto do Rio - 

Luís Eduardo Magalhães - BA

"Iniciamos o tratamento com crisopídeos em dezembro de 2020, tínhamos dificuldade no controle do bicho-mineiro e também da cochonilha de roseta, praga que em geral não é muito comum na cafeicultura, com a utilização dos crisopídeos vimos bons resultados no controle de ambas as pragas e tivemos um bom controle de ácaros também. Ainda estamos adaptando nosso manejo para darmos melhores condições aos crisopídeos, iniciamos uma área pequena e hoje tratamos 100% das nossas áreas com o predador."

 

Welington Pereira

 Fazenda Ouro Verde café

Patos de Minas - MG

Tenho mais de 30 anos de vivência na cafeicultura, já passei por muitos desafios nessa caminhada, quando fui apresentado aos crisopídeos desconfiei da sua eficiência, mesmo já tendo observado em campo que áreas com presença mais intensa do “bicho lixeiro” tinham um equilíbrio natural e menor presença de pragas. Falo com muita convicção que esses bichinhos são uma das melhores ferramentas que já conheci para a cafeicultura, além de controlar o bicho-mineiro, favorece para fazer o equilíbrio da área, estamos muito satisfeitos.

 

Aldair José

Fazenda Platô Azul

Tiros - MG

Valentto

Veja como é feita a liberação

A liberação ou soltura dos ovos do crisopídeo pode ser realizada de várias formas, veja as mais comuns:

verde-claro-Copia-e1632614292522.png
verde-claro-Copia-e1632614292522.png
Shopping Basket